Os meios de comunicação, a internet, a informática globalizaram e estão mudando o mundo. O quanto está mudando? Quem disse que tamanho não importa? É sabido que países grandes vêm se tornando cada vez mais importante no cenário mundial. A população mundial já ultrapassou a casa dos 6.6 bilhões de pessoas. Sendo que 20% destas pessoas estão na China e 17% na Índia. Juntos estes países tem mais de 1/3 da população mundial.
Veja que dado curioso. Se considerarmos apenas os 16% mais inteligentes da Índia teremos mais pessoas do que toda a população do Brasil. Da China precisaríamos apenas de 14%. Ou seja, há mais pessoas inteligentes na China ou Índia do que pessoas no Brasil. Neste exato momento, em que você lê este artigo, nasceram no Brasil 30 bebês, enquanto que na China nasceram 244 (mesmo com todo o rigoroso controle de natalidade que lá existe) e 351 nasceram na Índia. Em breve a China será o país que mais falará inglês. No ano de 1900 a Inglaterra era o país com o maior exército; o mais rico do mundo; centro mundial de negócios e finanças; com o melhor sistema de educação; líder em inovação e invenção; o modelo mundial de valor; com o melhor padrão de vida. Vejam como em apenas um século a transformação modificou o panorama mundial. Nos Estados Unidos mais da metade dos profissionais trabalha a menos de cinco anos na mesma empresa e somente 25% permanecerão na mesma empresa por mais de um ano.
Segundo informações da ONU os estudantes de hoje passarão por dez a catorze empregos até os 38 anos de idade. Interessante esta informação colhida nas diversas organizações do mundo empresarial, as dez profissões indispensáveis para os anos 2010/2011 sequer existiam em 2004, ou seja, estamos preparando estudantes para profissões que ainda não existem e que usarão tecnologia que ainda não foram inventadas, para resolver problemas que ainda nem sabemos que existem.
A internet consome grande parte de nosso tempo (como ocupou este escrevente para copiar este texto que neste exato momento você lê). A rede social se faz tão presente em nossas vidas que, nos Estados Unidos, um em cada casal se conheceu pela internet. No ano de 2010 o MaySpace registrou mais de 120 milhões de usuários. O Orkut, uma dos sites de relacionamentos mais utilizados e conhecidos no planeta possui aproximadamente 80 milhões de usuários. Apesar desse número assombroso, quanta gente ainda não tem acesso a essa ferramenta de comunicação. O Google recebe a cada mês mais de três bilhões de perguntas.
A quem você perguntaria tudo isso antes do Google? São tempos exponenciais. O Google já recebeu diversos apelidos, mas o mais curioso, que eu conheço e este: “O Google é o meu pastor e nada me faltará”. Quanto aos celulares, em matéria de mensagens de quantidades de texto, excede diariamente, a população do planeta, que é de mais de 6,6 bilhões.
A língua inglesa possui aproximadamente 540 mil palavras, o que significa que é cinco vezes mais do havia na época do filosofo Shakespeare (1558-1603). No mercado livreiro diariamente são públicos mais de três mil novos livros. Estima-se que quantidade de informação gerada no mundo no ano 2010 é maior do que a acumulada nos últimos cinco mil anos. A quantidade de informação técnica, até 2009/2010, dobrava a cada dois anos. Para os estudantes significa que metade do que se aprendeu no primeiro ano de faculdade estará ultrapassado no terceiro ano. Estudos prevêem que em 2011 o conhecimento humano dobrará a cada 72 horas. Haja memória e uso da área cognitiva para absorver tudo isso, pois todo profissional terá que suar muito para se atualizar constantemente. Já vivemos graves conseqüências na estrutura cérebro/mente no presente, como as doenças de fundo neurológico, como o Alzheimer.
A tecnologia avançou tanto que, nos Estados Unidos (sempre lá...) as chamadas fibras óticas de terceira geração, recentemente testadas pela Nec e Alcatel, conduzem 10 trilhões de bits por segundo num único fio. Você consegue imaginar isso? Difícil, não! Então vamos a um exemplo prático. Isso equivale a 150 milhões de ligações simultâneas a cada segundo. Agora ficou mais fácil, não! Em breve o papel eletrônico será muito mais barato do que o papel real, o que será muito bom para o planeta, pois deixaremos de cortar árvores e eliminaremos a poluição. Em 2010 foram comercializados 50 milhões de laptops no mundo.
A partir deste ano, o projeto “laptop a 100 dólares” fornecerá entre 50 e 100 milhões destes aparelhinhos por ano a crianças de países em desenvolvimento. Há previsões que em 2022 haverá um super computador que excederá a capacidade computacional do cérebro humano. Isso quer dizer que, em 15 anos, universitários em início de carreira terão como concorrente um computador de somente mil dólares que excederá a capacidade do cérebro humano.
Você pode estar pensando, neste exato momento, mas isso tudo são previsões. Não, não são. São fatos da realidade constatados e corroborados pela realidade presente do que está acontecendo no planeta. A vida é o que nós fazemos dela, portanto, estamos criando tal realidade e teremos que administrar e conviver com o que criamos. O homem é senhor do seu destino em razão do livre arbítrio de que dispõe face às leis da vida.
Como haveremos de lidar com toda essa realidade? Bem, na verdade estamos criando um mundo onde as novas gerações terão que administrar tal realidade, pois não teremos tempo suficiente de vivenciarmos plenamente o que estamos criando. Quem viver verá. Qualquer semelhança com algum texto que, por acaso, você encontrou na rede social mundial, será mera coincidência. O que tudo isso significa? Mud@anç@as @contecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário