quinta-feira, 3 de junho de 2010

Resumo do Livro "Drogas: Causas, Consequências e Recuperação"



Capítulo 1 – Falando sobre drogas

Conceituamos o que é droga e definimos uma classificação do uso e do consumo e um breve histórico sobre as drogas na história da humanidade.

Abordamos a complexidade das razões e do por que de alguém fazer uso de drogas, as situações possíveis para se drogar, numa análise das peculiaridades das personalidades humanas no envolvimento com as drogas. Instrução do que fazer diante da constatação do uso de drogas no meio familiar. Definimos o que é dependência e suas conseqüências. Apresentamos um quadro das categorias de drogas existentes, com uma sintética abordagem das conseqüências e cada uma das drogas.

Capítulo 2 – A família, a Sociedade e as Drogas

Neste capítulo avaliamos algumas condutas dos pais – o que fazer e o que não fazer – diante da constatação de um filho ou membro familiar estar fazendo uso de drogas. Analisamos importantes variáveis no uso e abuso de drogas, tais como características pessoais, peculiaridades de personalidade, frustrações, imediatismo do prazer, etc.

Capítulo 3 – Alcoolismo, Mitos e verdades

Apresentamos um retrospecto histórico do álcool em todos os tempos, incluindo o período pré-bíblico da humanidade, onde se conhecia fatos de embriagues. Sendo que até antes de 1750 a produção de álcool era toda artesanal. Com o advento da Revolução Industrial, passou a ser em escala industrial, em grandes quantidades, com a conseqüente diminuição do preço e o acesso a ele, como até hoje, tornou-se muito fácil. Analisamos os mitos (mentiras) que viram verdades através da história humana, como por exemplo, o mito de que o álcool não é uma droga, mas um alimento. É uma droga e das mais consumidas pela humanidade em todos os tempos, inclusive na atualidade. Na seqüência analisamos a questão do uso e do abuso do álcool, nos aspectos mental, físico e social. Abordo a discussão do ponto de vista da Doutrina Espírita sobre o uso do álcool. Perguntamos nesta parte do livro: Qual é o principal motivo da negligência das autoridades do mundo quanto ao problema nocivo do álcool? Esclarecemos que não há interesse predominante e deliberado de extinguir esse flagelo, quando os próprios homens responsáveis pela sanidade da vida humana teriam de primeiramente extingui-los em si mesmo.

Capítulo 4 – O que é tabagismo

Apresentamos um panorama global do tabagismo moderno e antigo, abordando retrospectivamente a história do aparecimento do tabaco e do cigarro na humanidade. Análise e reflexão da influência familiar no uso e consumo de tabaco, especialmente onde os pais são fumantes. O papel da forte influência da mídia na sociedade, especialmente e ostensivamente sobre os mais jovens.

Uma breve definição do que é a dependência tabágica e suas conseqüências. Apresentamos um quadro de 56 possíveis doenças ocasionadas pelo tabaco, incluindo nesta listagem 17 tipos de cânceres.

Definimos claramente a nicotina como uma droga, comprovadamente viciante, levando as pessoas ao seu abuso de consumo e suas implicações na saúde como um todo, incluindo a saúde pública que gasta bilhões de reais ao ano para tratar e cuidar de dependentes da nicotina. Apresentamos toda a estrutura do programa de atenção ao tabagista, por nós utilizados na saúde pública de Tupã, com o propósito de que as pessoas abandonem o vício.

Capítulo 5 – Drogas: Conseqüências Espirituais

Apresentamos um retrospecto ao leitor não espírita sobre os princípios fundamentais da Doutrina Espírita e suas implicações para a alma encarnada e conseqüentemente após o desencarne, abordando a vida do espírito na erraticidade espiritual. Avaliamos a questão do livre arbítrio de que somos portadores e as conseqüências do mau uso que se possa fazer desta oportunidade existencial. Contemplamos o leitor com um artigo em que Francisco Cândido Xavier, em desdobramento, contempla na espiritualidade as razões pelas quais a humanidade do presente está tão envolvida com a problemática das drogas e suas conseqüências atuais. Apresentamos textos de André Luiz sobre as conseqüências do desregramento do homem quanto às drogas e suas implicações físicas e mentais e pós desencarnem para a alma, além das implicações obsessivas que as drogas podem provocar levando a criatura a atos de crueldade, suicídio e malefícios de toda ordem. O vampirismo provocado por espíritos desencarnados, que ainda necessitam das drogas, levando o viciado encarnado ao excesso do uso e muitos à overdose da morte.

Capítulo 6 – Drogas: O que fazer no Centro Espírita

Postulamos a idéia de que a casa espírita precisa estar preparada para o atendimento fraterno tanto do encarnado, quando do desencarnado, dependente de drogas, através da lógica das vidas sucessivas, levando-os à compreensão e aceitação da sua imortalidade.

Sugerimos algumas iniciativas importantes, com base nos princípios espíritas, para afastar o viciado em drogas, tais como promover reuniões com palestras e debates sobre drogas, envolvendo pais, filhos e o público em geral. Discutir com os jovens, em pré e mocidades e infância, os problemas que envolvem a vida do espírito encarnado, através de temas que tocam os jovens de perto, como sexualidade, namoro, gravidez, AIDS, drogas, etc.

Acreditamos firmemente na idéia de que o Centro Espírita possa incluir em suas atividades pessoas que estão envolvidas com as drogas, desde que haja um sólido acompanhamento de pessoas que saibam lidar com esta realidade, ao invés de discriminarmos e rejeitarmos os que assim se encontram. Estimular os familiares do viciado à prática do Evangelho no Lar, etc. Finalizamos esclarecendo que no dialogo fraterno com o viciado e seus familiares, podemos colocar à disposição deles os recursos auxiliares do tratamento espiritual: passe, água fluída, desobsessão e reforma íntima.

Um comentário:

  1. Fiz uma apresentação toda baseada em seu livro, utilizando também recursos de diversos videos do youtube contra o uso das drogas.
    Uma liguagem muito boa para o entendimento de toda faixa etária.
    Parabens pelo trabalho.
    Edson Kisling Ventin.
    dragon_kisling@hotmail.com

    ResponderExcluir